terça-feira, 19 de agosto de 2008

Leituras do dia:

Hoje li dois livros legais, vou compartilhar o que eu achei dos livros aqui com vocês:

Diário de um Magro: (15 Dias Num Spa) - Mario Prata
É um livro divertido, mas eu achei um pouco superficial. Narra a história do escritor Mario Prata quando esteve em um spa e as mudanças que ele passou lá dentro. Tem aquelas velhas piadas sobre gordos que, pelo menos eu, já cansei de ouvir, além das famosas lendas de spa, com as loucuras que o pessoal começa a fazer depois de passar um certo tempo lá dentro. Gostei muito de algumas reflexões interessantes dele, sobre como o olhar dele mudou com relação ao seu corpo, bem como os depoimentos dos especialistas. Um deles me chamou a atenção, da psicóloga, que comenta que a maioria dos que querem emagrecer faz dieta; alguns dieta + exercícios, e alguns, mais raros ainda, fazem dieta + exercícios e ainda procuram ajuda de um psicólogo.

Realmente, há muitos problemas relacionados ao excesso de peso que tem relação íntima com nossa mente. Como é a nossa auto-estima, como nos vemos no espelho, qual nossa relação com os outros, as ansiedades descontadas na comida, entre outros, merecem uma atenção especial e muitas pessoas realmente precisam de apoio psicológico durante o emagrecimento. E não é coisa de louco não, antes de mais nada, um bom psicólogo é uma pessoa que sabe como fazer você refletir sobre suas próprias atitudes e se melhorar cada vez mais. Não adianta se enfiar numa dieta se a essência continuará a mesma, é preciso uma reforma da alma para que os erros cometidos anteriormente não se repitam mais.

Astrologia de Cordel: Os doze signos - Maria Guadalupe Segundo
Um livro fácil de ler, pequeno, é uma lista de poesias (literatura de cordel) relacionadas ao tema. Traz as principais lendas relacionadas a cada signo, planetas regentes, características básicas. Eu gosto de livros relacionados com astrologia e tarôt porque tratam bastante dos arquétipos, das personalidades que cada um pode assumir. Não que eu leve ao pé da letra as interpretações feitas com base nisso, mas eu gosto de ficar pensando sobre os resultados obtidos, é um exercício de reflexão, não adivinhação. Geralmente quando estou com um problema confiro o que eles podem me dizer sobre isso e acabo vendo as coisas por outros ângulos e perspectivas. Caso tenham curiosidade, meu signo é capricórnio (terra) e meu ascendente é áries (fogo), ou seja, dois belos cabeçudos, sendo que um gosta de puxar as rédeas e o outro de se atirar de cabeça sem pensar muito nas consequências.

-> Vou atacar durante a semana livros de auto-ajuda. Eu sou muito pessimista no geral, quero mudar isso em mim. Não gosto de ficar parecendo sempre uma ave agourenta, além de precisar melhorar minha auto-estima, colocar ela mais para cima e fortalece-la. Por exemplo, quando sou criticada quebro inteirinha feito um espelho, e muitas vezes sou eu mesma que me critico, por coisas que fiz ou deixei de fazer.

A dieta continua, mas deixei os exercícios de lado segunda e terça para me recuperar bem da chuvarada que levei domingo. O clima estava úmido demais, chovendo muito, e eu estava com medo de piorar as coisas, mas parece que vai ficar só em alguns espirros e tosse, mais alguns dias e passa.

Hoje tive a idéia de fazer suco de laranja pensando nisso. Semana passada eu ganhei de presente um multi-processador (usadinho, faltando algumas peças, mas funcionando), e resolvi que vou comprar umas frutas e legumes para fazer suco, deixando congelado para ir tomando durante a semana. Isso porque o negócio é cheio de peças, meio complicado usar todos os dias, montar, desmontar e lavar aquele monte de coisa sempre. E também porque o meu noivo tem problemas de azia e foge de laranja, abacaxi, limão, todas essas frutas deliciosas mas que ele não pode tomar. O jeito é fazer os sucos concentrados e deixar congelado só para mim mesmo.